DICA: 10 PASSOS PARA A COMPRA CERTA

DICA: 10 PASSOS PARA A COMPRA CERTA

Antes de ir às compras é sempre bom levar alguns pontos em conta para evitar gastos excessivos e até mesmo adquirir aquelas peças que ficarão paradas em nosso guarda-roupa.

Reuni 10 dicas pra te ajudar nessas horas e guiar suas compras de forma um pouco mais racional e assertiva. Fala sério!? Ir às compras é algo emocionalmente prazeroso e, na maioria das vezes, deixamos o lado racional em casa.

Espero que a lista abaixo te ajude a otimizar seu closet 😉

 

ANTES DE SAIR

1. EXAMINE SEU GUARDA-ROUPA

Antes de mais nada, dê uma olhada em suas roupas da mesma forma que você olha para as peças em uma loja. Essa mudança de olhar te fará enxergar novas oportunidades com o que você já possui.

Analise as peças que você mais gosta e usa com frequência e também as que estão lá estacionadas há tempos.  Isso vai te ajudar a criar novas combinações além de refrescar sua memória para tudo que já tem e não correr o risco de comprar nada muito parecido. Separe tudo que não usa e se pergunte: Não uso isso por quê?

Aproveite esse momento para desapegar do que realmente você não vai usar , na sequência, observe o que está faltando. Pensar nos eventos que terá pela frente é uma boa forma de avaliar se precisa de peças para essas ocasiões.

Faça uma lista.

2. BUSQUE INSPIRAÇÃO

Após fazer a análise do seu closet, busque inspiração em blogs de moda, Pinterest e fashionistas que você admira. É uma ótima forma de encontrar novos usos para roupas que você já tem. Sabe aquela calça roxa que você não consegue combinar com nada? Numa rápida pesquisa como essa, poderá encontrar uma infinidade de novas combinações. Além da possibilidade de customizar o que já tem. Pense nisso, pode ser que você ainda nem esteja precisando de novas compras.

3. EXAMINE SEU BOLSO

Dica fundamental para manter a nossa saúde financeira e emocional. Antes de sair de casa, verifique suas finanças e defina o quanto pode gastar. Comprar roupas novas é uma delícia, mas pode se tornar um pesadelo se não administrarmos nosso dinheiro com sabedoria.  Talvez você perceba que nem precisa gastar nada e que possui peças que estavam esquecidas no seu armário.

4. EXAMINE SEU ESTILO

Claro que você já conhece seu estilo pessoal e seu tipo de corpo, mas sempre é bom dar uma revisada nos conceitos e lembrar o que cai melhor em nosso biotipo. Já postei conteúdo sobre tipo de corpo aqui no blog, acesse para conferir dicas valiosas para usar as peças que mais se adequam a você. Focar em peças que também harmonizam com o que já temos em casa é ótima pedida para garantir uma compra mais assertiva.

JÁ NAS RUAS

5. VISTA O PRÁTICO

Vá as compras com roupas e sapatos confortáveis e fáceis de tirar, assim você não terá desculpas para provar tudo que gostou e estará mais à vontade para bater perna por todas as lojas que se interessar.

6. TENHA PACIÊNCIA

Fazer compras exige uma certa dedicação. Quem aqui já não entrou em uma loja de departamentos e desanimou assim que olhou aquelas araras abarrotadas de roupas? Isso acontece sempre comigo, desanimo só de olhar tudo apertado, amassado e misturado. Mas, se quiser sucesso nessa tarefa, vá a luta. Enfrente às araras e encontre peças chave que está buscando.

7. PROVE TUDO

Seguindo a dica anterior, mantenha a paciência e prove todas as peças que selecionou.  Está certo que hoje a gente pode trocar quase tudo que compramos, mas provar antes da compra facilitará muito sua vida, além de que, se você não curtir aquela peça, nem terá o trabalho de levá-la pra casa,

8. NÃO SE APEGUE A SETORES

Essa dica eu levo pra vida. Vá às compras desapegada de marcas e setores específicos nas lojas, e sim, ligue o botão da percepção aguçada para aquilo que você realmente precisa e procura. Se você cumpriu à risca a primeira dica dessa lista, com certeza já terá em mente tudo o que necessita e conseguirá encontrar o que deseja se estiver focada nisso. Às vezes a sua peça ideal estará em um setor da loja que você nunca imaginou estar, seja ele infantil, masculino ou de estilos diferentes do seu.

9. VIDA REAL

Essa dica é muito preciosa. Compre peças que você usará na sua vida real, e não aquelas que você viu em uma revista ou amiga com estilo e tipo de corpo totalmente diferentes do seu. A chance dessa peça ficar parada no seu guarda-roupa é muito maior. Você pode e deve inovar comprando roupas mais ousadas e diferentes, mas faça isso tentando relacionar essas peças a tudo o que já possui. Com o que vai usar? Quando? Pense bem e compre se tiver certeza de que vai encarar um mood diferente do seu.

10. CUSTO X BENEFÍCIO

Procure por peças que você poderá usar em diversas ocasiões e combinações. Uma dica importante também é escolher aquelas que combinam com outras que você já tem em casa. Se precisar adquirir mais peças para conseguir usar a nova, pense duas vezes, é nessas horas que acabamos levando roupas desnecessárias.

 

E por último, se realmente precisa de roupas novas, abra sua mente, faça sua wishlist, convide as amigas e passeie pelas lojas de uma forma racionalmente emocional, se é que isso existe. Fazer compras é gostoso, mas deve ser saudável e realmente necessário.

😉

Dri Lopes
Dri Lopes
DRI LOPES, PUBLICITÁRIA, PROFESSORA UNIVERSITÁRIA, MÃE DO LUCCA, EMPRESÁRIA E AFICIONADA POR MODA. ADORA O UNIVERSO FASHION, BOM HUMOR, AMIZADES SINCERAS E COMPARTILHAR COISAS BOAS. COM APENAS 1,60M, NASCIDA NO INTERIOR DE SÃO PAULO, COMPARTILHA AQUI SEU ESTILO E ESCOLHAS SOBRE MODA, LAZER E CULTURA.

You May Also Like

Deixe seu comentário